O documentário “Outro Rolê” retrata a utilização da bicicleta nas regiões mais carentes da cidade. Uma discussão sobre a mobilidade nas grandes cidades tendo a bicicleta como fio condutor dessa narrativa. A utilização da bicicleta como uma ferramenta social, democrática e inclusiva.
Nos últimos anos a cidade de São Paulo vive um processo que muitas outras cidades já passaram, o incentivo à utilização de bicicletas e uma busca por novas alternativas de transporte. Em um país cheio de contrastes e sem infraestrutura esse processo torna-se mais delicado. Ao mesmo tempo em que a região central da cidade se transforma, a bicicleta é utilizada nas periferias de São Paulo há muitos anos, sendo um dos principais meios de locomoção. A “bike” nessas regiões é utilizada muito antes de se discutir mobilidade, meio ambiente e saúde. Trata-se de uma necessidade e muitas vezes a única opção de transporte e lazer para muitos.
O documentário “outro rolê” mergulha nas regiões extremas da cidade, onde a infraestrutura e as necessidades básicas não são entregues à população, com o objetivo de revelar o poder das bicicletas nessas regiões, falando de cultura, comportamento e carências nas comunidades que têm a bicicleta como parte integrante; de pessoas que a vêem como uma extensão de seu próprio corpo e muitas vezes como o único modo de chegar ao seu destino final.
“Outro rolê” revela uma diversidade de universos por meio de personagens cheios de histórias relacionadas à bicicleta, tendo como pano de fundo a cidade de São Paulo. Os personagens são moradores das regiões leste, oeste, norte e sul de São Paulo, que, por razões particulares, demonstram que a bicicleta pode ser uma escolha, um estilo, uma cultura, uma necessidade ou mesmo significar a sobrevivência. “Outro rolê” coloca a bike como debate de mobilidade urbana e democratização da cidade pela perspectiva de quem mais luta por seus direitos.
Direção: Guilherme Valiengo Produção: Gal Buitoni, Luiz Ferraz e Thomas Miguez Direção de Produção e Pesquisa: Lucas Gattaz Roteiro: Kelly Spinelli Montagem: Diogo Ekizian Coproducão e Finalização: B12 Filmes Mixagem e Edição de Som: Input
FESTIVAIS E EXIBIÇÕES
• 38º Bogocine - Festival Internacional de Cinema de Bogotá, Colômbia 2021 (estreia mundial)
• 7º Planeta.doc 2021, Florianópolis, Brasil 2022
• 10th Liberation Docfest, Bangladesh 2022
• Ajman Film Festival URBAN VISIONS - Architecture and the Future of Cities, Dubai, Emirados Árabes Unidos 2022
• 6th FICNOVA - Festival Internacional de Cine de la No-violencia Activa
• Bike Days 2022 - International Film Festival, Polônia
• 1º Festival Internacional de Cinema Ambiental Calango, Brasilia 2022
• 4º FICASC - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense 2022
• Mira Film Festival - Festival de Cine Latino Americano Independente de Bonn, Alemanha 2022